Acontece Aqui

Como incentivar leitura em crianças e adolescentes?

Sabemos como incentivar leitura em crianças e adolescentes pode ser algo desafiador para os pais.

Nós como uma escola da rede privada de ensino, vamos te contar a importância de estimular a leitura do seu filho desde a infância.

Ler desde cedo ajuda no desenvolvimento intelectual e da comunicação, na apuração do senso crítico, amplia o conhecimento, vocabulário, escrita e ainda é uma fonte de entretenimento.

Podemos pensar apenas em como incentivar leitura em crianças e adolescentes, mas a verdade é que esse é um hábito importante que deve ser levado ao longo de toda nossa vida.

Agora, você irá aprender em 4 passos, como incentivar a leitura em crianças e adolescentes para fazer a diferença no dia-a-dia do seu filho.

Nada é melhor que o exemplo

Se você quer saber como incentivar leitura em crianças e adolescentes, você pode começar sendo o exemplo, pois os pequenos tendem a copiar os adultos em suas ações.

Escolha um bom título que lhe desperte o interesse e que seja fácil de comentar com o seu filho a respeito. Deixe que ele observe o seu prazer com a leitura.

Além de entender como incentivar a leitura em crianças e adolescentes, você também pode baixar nosso ebook com dicas para ajudar seu filho a estudar em casa?

Baixe agora, é grátis!

Incluindo a leitura na rotina

Nem toda criança/adolescente irá pegar um livro voluntariamente todos os dias para ler, por isso é importante inserir esse momento na rotina.

Pensando em como incentivar leitura em crianças e adolescentes, você pode colocar a leitura como um evento diário, com hora marcada, se possível, esse pode se tornar um momento familiar, onde todos podem ler juntos.

Se seu filho já for adolescente, vocês podem escolher ler o mesmo título e depois debaterem sobre, como um clube do livro.

Controle o tempo de exposição a telas

Estamos oficialmente no mundo digital, fazemos uma infinidade de coisas por meio das telas de celular, tablet, computadores e ainda há a televisão que promete um pouco mais de entretenimento.

Para pessoas de qualquer idade, é muito fácil se deixar envolver e gastar horas utilizando qualquer um desses dispositivos.

Então como incentivar a leitura em crianças e adolescentes em meio a esse apelo tecnológico? Limitando o número de horas que seu filho pode usar telas, é preciso reservar espaços na agenda para outras atividades.

Aqui há um ponto importante a considerar: nas telas, o seu filho já recebe um cenário e personagens prontos e ele apenas absorve as informações. 

Com o livro, as crianças precisam imaginar um cenário e características dos personagens a partir das descrições, esse estímulo à imaginação é imprescindível para o desenvolvimento de seu filho.

Temas de leitura

Quando falamos de como incentivar leitura em crianças e adolescentes é importante ressaltar que devemos considerar as preferências dos pequenos para escolhermos os títulos que eles irão consumir.

Se o seu filho ainda está na infância e não tem gostos definidos, é interessante avaliar quais são os livros infantis do momento que mais despertam a curiosidade das crianças.

No caso de adolescentes, é bem provável que eles já tenham alguns temas de interesses, então vale a pena uma conversa para descobrir quais são.

Gostou de saber mais sobre como incentivar leitura em crianças e adolescentes?

Já baixou nosso ebook com dicas para ajudar seu filho a estudar em casa?

Baixe agora, é grátis!

compartilhe

Gostou do nosso conteúdo?  Então compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

tv educandário

Acesse o canal e fique por dentro de nossas dicas, conteúdos e notícias!

tv educandário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla in leo interdum odio varius eleifend. Praesent.
confira

educandario_oficial

acompanhe

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla in leo interdum odio varius eleifend. Praesent.
confira