Acontece Aqui

Até onde os pais devem ajudar os filhos nas tarefas escolares?

Sabemos que quando o assunto são pais e tarefas escolares, o grande desafio é equilibrar a autonomia e a supervisão. 

Se de um lado sabemos que o apoio e assistência dos pais trazem inúmeros benefícios no rendimento e comportamento do estudante, por outro lado esses pais têm dúvidas do quanto devem interferir no aprendizado e desenvolvimento dos filhos.

O excesso no acompanhamento pode ser prejudicial para o aluno,  diminuindo a sua autonomia e fazendo com que ele se sinta incapaz, inseguro e que sempre tenha a necessidade de consultar outra pessoa para desempenhar as suas atividades.

As dúvidas sobre como proceder durante as lições feitas em casa não se limitam apenas às crianças que estudam em um colégio particular educação infantil, mesmo quando já são adolescentes há ainda essa dúvida por parte dos pais.

Vamos te contar como estimular o aprendizado de forma não invasiva!

Quando estamos falando de pais e tarefas escolares o mais indicado para os tutores, é oferecer objetivos e encorajar a criança ou adolescente a buscá-los, comportando-se como um mentor, mas deixando que eles trilhem o próprio caminho.

Como mentor você também pode estimular o aprendizado pelo exemplo.

Ao ver com frequência que os pais sempre buscam novos conhecimentos, os filhos tendem a copiar os pais.

Já baixou nosso ebook com dicas para ajudar seu filho a estudar em casa?

Baixe agora, é grátis!

Você vai aprender que pais e tarefas escolares não combinam com punições e recompensas

Quando o assunto é lição de casa as crianças devem criar, aos poucos, um senso de responsabilidade e compromisso com essa tarefa.

Ao fazermos algo que é de nossa responsabilidade, não fazemos por uma recompensa ou por medo de punição, não é mesmo? Na maioria dos casos há um senso de compromisso.

E isso também deve ser aplicado às crianças ou adolescentes,  por isso o desempenho nas tarefas escolares não deve ser recompensado ou punido,  apenas incentivado.

Quando há problemas entre filhos, pais e tarefas escolares, é importante que haja uma conversa para entender o porquê do estudante não estar cumprindo os seus deveres de casa.

A conversa é importante para que haja um ajuste de conduta, sobre rotina e regras da casa e dos estudos.  

Como um colégio particular ensino fundamental e infantil, entendemos que há um ponto importante quando o assunto são pais e tarefas escolares:

Não se deve ridicularizar as dúvidas das crianças e adolescentes!

O aluno não deve se sentir envergonhado por não saber de algo. 

Uma estratégia interessante,  é sanar a dúvida pesquisando junto à criança ou adolescente, dessa forma você mostra com uma ação prática que não é um problema não saber determinado assunto e que é positivo procurar saber.

Neste ponto também é importante reiterar: elimine o papel de crítico e continue no papel de mentor.

E se meu filho responder errado aos exercícios?

No processo de aprendizagem o erro é uma resultado comum!

Não ofereça em hipótese nenhuma respostas prontas ao seu filho.

Quando for ajudá-lo ativamente em alguma atividade,  leia o enunciado e oriente, dê espaço para que a criança/adolescente execute a tarefa. Não interfira durante a execução, aguarde a finalização do exercício.

Após o término você pode verificar se houve algum erro e ajudá-lo na correção, sempre fazendo perguntas e o fazendo pensar sem entregar a resposta.

Por último, uma outra forma interessante para ajudar os filhos nas tarefas é criar uma rotina com horário de início e fim para que as atividades escolares sejam finalizadas.

O horário limite ajuda a criança a se concentrar e não enrolar ao fazer as lições de casa.

Gostou de saber mais sobre pais e tarefas escolares?

Já baixou nosso ebook com dicas para ajudar seu filho a estudar em casa?

Baixe agora, é grátis!

compartilhe

Gostou do nosso conteúdo?  Então compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn