Acontece Aqui

O que é bullying? Existe no ambiente escolar?

Seja em um colégio particular de educação infantil ou de ensino fundamental, sabemos como os pais se preocupam em saber se existe bullying no ambiente escolar.

Em primeiro lugar, vamos entender um pouco mais sobre o conceito de bullying!

O que é bullying em ambiente escolar?

O termo bullying é uma palavra inglesa; bully significa valentão, intimidar, e -ing indica uma ação que é contínua,  que é exatamente uma característica do bullying em ambiente escolar.

Podemos entendê-lo como situações agressivas continuadas direcionadas ao mesmo “alvo”.

As situações agressivas podem ser:

  • Físicas.
  • Psicológicas: ofensas, comentários maldosos, apelidos vexatórios, exclusão, entre outros.

As atitudes e ofensas geralmente são pautadas em alguma característica da criança/adolescente que é o “alvo”. O agressor usa dessa característica para tentar intimidar e diminuir o outro. Isso ocorre de maneira contínua e há perseguição a uma pessoa específica.

Você vai entender que bullying em ambiente escolar é diferente de desentendimentos por situações pontuais!

Brigas, ofensas e quaisquer outros desentendimentos que acontecem pontualmente entre alunos não são consideradas como bullying. 

O bullying em ambiente escolar tem característica sistemática e não isolada; e não há nenhum motivo que justifique os ataques, como em uma briga, onde há desentendimento entre as duas partes.

O bullying em ambiente escolar pode ser praticado por uma pessoa ou até mesmo por um grupo.

Quando ocorre em grupo, não necessariamente todos os integrantes são agressores,  em muitos casos, eles assistem apenas como espectadores e não tomam nenhuma ação.  

Nesses casos, quando há um grupo, o agressor se sente ainda mais apoiado e impelido a continuar agredindo.

Já baixou nosso ebook com dicas para ajudar seu filho a estudar em casa?

Baixe agora, é grátis!

Você vai entender como escola e pais podem combater o bullying em ambiente escolar!

As consequências  para quem é alvo desse tipo de agressão são inúmeras, desde diminuição da autoestima até depressão.

Por isso é importante que a escola e os pais sejam aliados no combate ao bullying em ambiente escolar!

O papel da escola no combate ao bullying em ambiente escolar

A escola tem um papel fundamental para combater o bullying em ambiente escolar, por isso ela deve promover uma cultura de paz, respeito e diálogo.

Outra medida importante é promover a escuta empática de reclamações ou sugestões, sempre estimulando os alunos a informar casos, principalmente se forem vítimas, mas também se presenciarem alguma situação que lhes pareça inadequada.

O papel dos pais no combate ao bullying em ambiente escolar

Os pais também podem ajudar a combater o bullying em ambiente escolar, pois isso pode ocorrer com seus filhos de três formas:

  • O filho pode ser a vítima do bullying em ambiente escolar;
  • Pode ser o autor das agressões;
  • Ou pode ser apenas um espectador das situações.

Os pais devem observar o comportamento dos filhos e verificar, por meio de conversas, se há algo incomum acontecendo.

Uma outra medida para combater o bullying em ambiente escolar são os pais naturalmente introduzirem conversas de conscientização e apoio sobre o tema.

É importante abordar o assunto de forma simplificada, mostrando que não se deve desmerecer os outros devido suas características e também se mostrando como um ponto de apoio e segurança, caso seu filho passe por isso.

Dessa forma existem grandes chances de você ser informado caso o seu filho seja vítima de alguma agressão ou caso ele presencie algo dessa natureza.

Há ainda mais um aspecto importante:

Se o seu filho em algum momento conviveu com algum desses agressores dentro da escola, essas conversas vão auxiliá-lo a não ser influenciado por essas más atitudes.

É importante saber:

Além de combater o bullying em ambiente escolar, é preciso estar atento às atividades online do seu filho, pois o bullying não está apenas dentro dos muros escolares, ele também pode acontecer no ambiente virtual e se propagar rapidamente e causar consequências que fogem ao controle dos pais e escola, neste caso, ocorre o Cyberbullying.

Para que tenhamos sucesso no ambiente escolar evitando-se ao máximo a prática de bullying, faz-se necessário que a escola promova trabalhos, debates, discussões; que ensine aos alunos a importância da empatia e do respeito aos valores de cada um. Devemos mostrar que o bullying não deve ser praticado em hipótese nenhuma e que ninguém pode permitir-se ser uma vítima. É preciso dar voz, oferecer segurança e acolhimento. Com isso, precisamos potencializar o desenvolvimento das inteligências interpessoal (eu e o ambiente que vivo) e intrapessoal (autoconhecimento e valorização de suas potencialidades). 

Família e escola devem falar a mesma língua: ensinar princípios, que são universais e atemporais; acolher sentimentos; ensinar a criança a sempre fazer o certo, mesmo que ninguém esteja olhando; respeitar diferenças. Com isso, não estamos apenas construindo um futuro melhor, mas fazendo do presente um espaço social agradável e justo.

Já baixou nosso ebook com dicas para ajudar seu filho a estudar em casa?

Baixe agora, é grátis!

compartilhe

Gostou do nosso conteúdo?  Então compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn

tv educandário

Acesse o canal e fique por dentro de nossas dicas, conteúdos e notícias!

tv educandário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla in leo interdum odio varius eleifend. Praesent.
confira

educandario_oficial

acompanhe

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla in leo interdum odio varius eleifend. Praesent.
confira