Texto: Inácio Siqueira – Jornalista / Fotos: Paolo Trentim.
Em comemoração aos 75 anos de história educacional, a emoção tomou conta da família Bernardo, dos funcionários, das autoridades e familiares que estiveram presentes na sessão solene.
O sentimento do casal, mantenedores do Educandário Anglo há 42 anos, o Prof. José Bernardo e a Prof. Maria Dirce Zanoli Bernardo, eram de profunda gratidão na noite de homenagens e honrarias que receberam da Câmara dos Vereadores da cidade de Santo André, na noite de terça-feira, 20 de março, às 19h. A casa do legislativo estava lotada de professores, alunos, funcionários da escola e autoridades que traziam em seus discursos, muita admiração e gratidão para uma das escolas privadas mais antiga da cidade.
A iniciativa em homenagear o Educandário Anglo em sessão solene foi da vereadora Dra. Ana Veterinária, que também presidiu a mesa diretora na câmara municipal, em tom de muita emoção e reconhecimento pelos 75 anos de serviços prestados na área da educação de qualidade.
“O grande motivo dessa sessão solene, foi homenagear o Educandário por tantos feitos realizados para os cidadãos andreenses, foi uma honra presidir aqui na câmera, esta mesa diretora”. Disse a Vereadora Dra. Ana Veterinária.
A data histórica do início dos trabalhos da escola é de 18 de novembro de 1949, onde os Freis Capuchinhos da Igreja Santo Antonio fundaram, o Educandário Santo Antonio, mas o propósito era para a formação de freis, fato que nunca se desenvolveu nos propósitos pedagógicos da antiga e atual gestão.
Encurtando a história, a Prof. Maria Dirce Zanoli Bernardo, que havia lecionado no Educandário na década de 50, viu o destino desta escola novamente cruzar seu caminho. E em novembro de 1981, juntamente com seu marido, o Prof. José Bernardo, adquiriram o Educandário, uma escola com 80 alunos, nascia ali, o grande propósito em levar ensino de qualidade para jovens, fato que se perpetua até os dias de hoje.
Atualmente o legado do Educandário Anglo está nas mãos dos filhos, Alessandro Bernardo, diretor de planejamento e Denise Bernardo, diretora pedagógica. Eles trazem como novidade para 2024, a abertura do “Educandinho Baby’, um berçário com o objetivo de oferecer ações pedagógicas humanizadas.
Os diretores com visão de futuro investem na evolução tecnológica, onde a escola detém o título da primeira ‘Microsoft Future School’ da América Latina, com a inauguração da primeira sala ‘Microsoft Room’.
“Esta sala é um espaço onde a tecnologia não apenas complementa o ensino, mas também enriquece a experiência de aprendizagem, preparando nossos jovens para enfrentar os desafios do mundo moderno”. Relatou Denise Bernardo, diretora pedagógica.
Dentre as diversas metodologias inovadoras que a escola oferece, destaca-se a abordagem educacional holística que leva em consideração não apenas a inteligência cognitiva, mas também as diversas inteligências de Howard Gardner.
“É por isso que implementei no Educandário as inéditas salas de inteligência, reconhecendo e valorizando as diferentes habilidades e talentos de cada aluno.” Relata o diretor de planejamento, Alessandro Bernardo.
Todos estes assuntos, desde os fatos históricos até as inovações foram apresentadas na sessão solene, entre falas dos mantenedores e ex-alunos que recitaram poesias e números musicais. As autoridades presentes fizeram as homenagens com as placas comemorativas e o evento se encerrou com um belo coquetel e muita confraternização, entre o seleto público de convidados.