A CONVENÇÃO VIVENCIANDO SOLUÇÕES 2024 – LÍDER EM MIM É SEDIADA PELO EDUCANDÁRIO-ANGLO
O Educandário desenvolve o projeto Líder em mim há dez anos, onde é uma escola
referência para todo o Brasil
Texto: Inácio Siqueira – Jornalista
Cinquenta gestores de várias escolas estiveram no Educandário-Anglo nesta segunda-feira (23) para participarem da Convenção Vivenciando Soluções-2024, onde o fio condutor das discussões serão as ações do Programa Líder em Mim.
A dinâmica da programação do encontro foi pautada nas explicações dos alunos da escola que mostraram como eles trabalharam suas metas de vivencias dos 7 Hábitos e a quebra de paradigmas, cujos resultados se relacionam diretamente com os 5 domínios das competências socioemocionais: Consciência, Estabilidade Emocional, Abertura a novas experiências, Amabilidade e Extroversão.
“Nós tivemos o privilégio de sediar a Convenção Soluções, ela vem com um reforçador, e deixa os alunos como protagonistas de tantos aprendizados que eles têm, como por exemplo: aprender com os erros, apreender a se frustrar, aprender ser feliz, fazer o outro feliz, desculpar-se quando necessário etc. Estes comportamentos são tão essenciais para poder conviver em sociedade”. Explanou a Coordenadora Pedagógica Nathalie Michelini.
O Programa Lider em Mim é um sucesso em vários países e aplicado no Ensino Fundamental. Ele Gera transformação comportamental positiva, diminui problemas disciplinares e ajuda a melhorar o desempenho acadêmico, além das relações sociais dos alunos, que se tornam mais preparados, proativos, autoconfiantes e responsáveis para lidar com os nossos problemas e obstáculos que encontramos no cotidiano social.
O Líder em Mim enxerga capacidades em todas as crianças e vê em cada uma delas um líder em potencial, em vez de enquadrar os alunos da escola utilizando uma comparação padronizada na qual poucas crianças são consideradas brilhantes, outras poucas estão no extremo oposto, e a maioria é mediana.
Os 7 Hábitos criam uma linguagem comum. Quando os envolvidos – professores, demais funcionários, alunos e pais – começam a usar uma mesma linguagem, ocorre uma melhoria na comunicação. Por exemplo, faz uma enorme diferença quando todos entendem o que significa “fazer primeiro o mais importante”, ou “procurar primeiro compreender”, ou “ser proativo.” Escolas que adotam o modelo de liderança Líder em Mim frequentemente descobrem que os alunos passam a usar essa linguagem não só em sala de aula, mas também entre eles e com seus pais: “Preciso fazer primeiro o mais importante: minha lição de casa, antes de brincar”; “Devo pensar ganha-ganha”; ou “Pai, você está sendo reativo? ”
E a coordenadora Nathalie finaliza a sua fala, na expectativa de que toda a equipe pedagógica, alunos e diretores, receberão todos os convidados para um dia de muita troca de experiências. Os alunos estão preparados para explanar suas metas e experiências obtidas na trajetória do Programa Líder Em Mim.