Acontece Aqui

Invista na Educação dos pequenos

O Educandário ressalta a necessidade de investir na educação das crianças pequenas para maximizar seu futuro bem-estar.

 

Em setembro do ano passado, James Heckman, ganhador do Nobel de Economia em 2000, falou, em um evento organizado por duas grandes revistas nacionais, sobre os desafios da primeira infância e como investir no desenvolvimento de crianças (de 0 a 6 anos) vai mudar o Brasil. A justificativa para isso é que o cérebro se desenvolve em velocidade frenética e tem um enorme poder de absorção, como uma esponja.

As primeiras impressões e experiências na vida preparam o terreno sobre o qual o conhecimento e as emoções vão se desenvolver mais tarde. Se essa base for frágil, as chances de sucesso cairão; se ela for sólida, vão disparar na mesma proporção.

 

O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão.

 

Para Heckman, nessa fase é preciso foco por parte do sistema educacional e das famílias. Nesse sentido, seria crucial que famílias conhecessem melhor e incentivassem o desenvolvimento infantil.

 

AOS PAIS: INVISTA, ACOMPANHE, VERIFIQUE E INCENTIVE

O Ministério da Educação também orienta pais e responsáveis a verificarem com a criança sobre o atendimento na educação infantil e antes de efetuar a matrícula em uma instituição, procurar informações sobre a qualificação dos professores, sobre o projeto pedagógico – se é bem consolidado e faz sentido à criança, e conhecer o ambiente.

  1. pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.
  2. pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.
  3. pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.
  4. incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:
  5. que músicas cantou ou ouviu;
  6. quais brincadeiras aconteceram;
  7. que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;
  8. qual livro a professora leu;
  9. que história a professora contou;
  10. o que ela está aprendendo, entre outras.

 

EDUCAÇÃO TRANSFORMA VIDAS E MUDA O MUNDO

Países que não investem na primeira infância apresentam índices de criminalidade mais elevados, maiores taxas de gravidez na adolescência e de evasão no ensino médio e níveis menores de produtividade no mercado de trabalho. Como sociedade, não podemos nos dar ao luxo de adiar o investimento nas crianças para quando forem adultos, nem podemos aguardar que atinjam a idade escolar, quando poderá ser tarde demais para intervir. Invista seu tempo para encontrar uma escola onde seus filhos aprenderão importâncias fundamentais, tornando-os adultos de valores sólidos.

 

Fale com a gente, venha conhecer nossa escola.

Esperamos você! Um abraço,

 

EQUIPE EDUCANDÁRIO

compartilhe

Gostou do nosso conteúdo?  Então compartilhe com os amigos!

Facebook
Twitter
LinkedIn